Não podia escolher outro post para fechar o ano de 2016 (que sei o quanto foi difícil para muitos, mas, graças a Deus, só tenho a agradecer profissionalmente) que não falar do Parque Lage, aqui no Rio de Janeiro. Não sei nem por onde começar, é tanto amor que não cabe em mim. Um Parque Lage, um recanto de paz na Cidade Maravilhosa localizado aos pés do Morro do Corcovado onde fica o monumento do Cristo Redentor.
Curta a página do Aonde Casar no Facebook!
Além de lindo, imponente e com uma vista de cair o queixo, o parque tem uma história inspiradora. Em 1859, o empresário Henrique Lage comprou a propriedade por sua beleza e encanto. Amante das artes, ele se apaixonou pela cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni, e decidiu que ali seria o palco de seu casamento. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, onde foi realizada a cerimônia. O palacete de um andar que se desenvolve em torno de um pátio central avarandado com piscina ao centro é o que hoje nós tempos com um dos cartões postais. Lindo, né? Só para constar, acho ele muito mais charmoso hoje em dia com as marcas do tempo. Adoro prédios antigos com marcas de história!
Passado os anos, o Parque Lage se tornou um engenho de açúcar na época do Brasil Colonial. Com uma área total de 94 mil m², foi tomado como patrimônio histórico e cultural da cidade em 1957, o que o tornou ainda mais instigante como cenário de casamento. Ficou muito anos sem poder realizar eventos sociais por lá, mas desde 2008/2009 que tudo mudou e reabriram-o para cerimonias.
Porém, tanta beleza e exclusividade – sim, o espaço é só para quem tem paciência para esperar por uma data e disposição para aceitar todos os por menores do contrato – torna o Parque Lage burocrático. Para os noivos que estão pensando em dizer o sim por lá, saibam que é necessário acertar tudo com órgão como o Iphan, o Ibama, o Feema, os bombeiros… Mas tudo isso pode ser resolvido por nós assessores. Outra peculiaridade é com relação ao horário. Nenhum evento por lá pode passar das 4h da manhã. Parece pouco, mas não é, principalmente porque as cerimônias mais comuns acontecem durante o entardecer, com aquele sol alaranjado lindo, ou logo que a amanhece o dia.
E ai, gostaram? Sou suspeita para falar, principalmente porque sempre me emociono quando chegou ao Parque Lage, mas é um dos meus cantinhos cariocas favoritos!
Aproveitando que estamos no fim do ano, um Feliz 2017 para todos vocês, que no próximo ano seja ainda mais especial. E que você, noivinha que está planejando seu casamento, pode contar comigo e com o Aonde Casar!
Beijos,
Simone