Você sabe qual a origem do nome do doce brigadeiro? Pois uma das explicações mais interessantes e validas que já ouvi, está a de um militar, que durante a política café com leite, meados dos anos 1930, era o homem mais lindo e desejado do Brasil. Um belo dia, uma famosa doceira do governo criou um doce novo que foi amor à primeira vista por todos que provaram. Sem ter o nome para a tal iguaria, o de brigadeiro foi incorporado, já que ninguém discordava que ambos eram únicos e imperdíveis. É por isso, também, que usamos este nome quando olhamos para o céu e ele está lindo, sem nuvem nenhuma. Parece loucura, né? Mas é bem verdade.
Curta a página do Aonde Casar no Facebook!
E o motivo pelo qual decidi contar essa história no post de hoje, é porque pode ter bem-casado, camafeu, quindim, doces de compota, sorvetes gourmet e muito mais, mas um bom casamento não pode esquecer a paixão nacional, no caso, o brigadeiro. No Rio de Janeiro, onde o Aonde Casar tem sua base, ele nunca falta, e, na maioria dos casos, vem com uma assinatura bem conhecida por todos que frequentam festas e casamento dos mais diversos tipos. O nome? Fabiana D’Angelo, a top doceira da cidade.
A simpatia em pessoa e dona de um sorriso sempre aberto, Fabiana começou a carreira por acaso, cozinhando para os amigos durante uma temporada na Inglaterra, onde viveu com os pais na adolescência. Seu doce fez tanto sucesso entre os ingleses, que não deu outra, hoje ela é praticamente a rainha Elizabeth da iguaria, vencedora pelo terceiro ano consecutivo o prêmio de Melhor Brigadeiro da revista Veja Rio, é a queridinha de diversos noivos e até de muitos famosos. A paixão é tanta, que ela não para de criar. Entre as opções mais procuradas, o brigadeiro de nutella e de cookie estão entre os mais vendidos.
Formada em gastronomia pela escola Belas Artes, Fabiana parece ter mesmo é herdado o dom de berço. “Muita gente me pergunta qual o segredo, afinal os ingredientes todo mundo já conhece de cor. Talvez tenha recebido o dom de meu bisavô materno que era dono de uma fábrica de caramelos em Petrópolis – ‘Caramelos D’Angelo’ – e quando ele faleceu ninguém nunca mais conseguiu fazer os caramelos como ele os fazia simplesmente porque não era ele quem os estava fazendo!” E criatividade também não falta. As famosas bolinhas podem ser encontradas em formato de pirulito, brownies recheados e em simpáticas panelinhas individuais.
Que tal? Ficou com vontade de correr para a cozinha para preparar uma receita? Se sim, esqueça e corra mesmo é para o Fashion Mall ou Rio Design Leblon e Shopping da Gávea, onde a top doceira tem lojas recheadas de brigadeiros.
Espero que tenham gostado do post de hoje,
Um beijos e até a próxima,
Simone