O estilo clássico é atemporal, por isso as imagens da princesa Grace Kelly vestida de noiva são ainda tão inspiradoras. Rendas, pérolas, bordados, saias rodadas ou cinturas marcadas passeiam pelas décadas sem perder espaço, apenas readequando seu uso às tendências da época. Escolher um vestido de noiva clássico é um deleite aos olhos: você poderá folhear o álbum de fotos anos depois e não se arrependerá. Por isso, fiz uma lista de 10 vestidos clássicos, cada um com detalhes que remetem à personalidade das noivas. Confira e inspire-se:
Audrey Hepburn escolheu um vestido midi para seu casamento com Mel Ferrer, em 1954. O modelo Balmain acentuou ainda mais a figura esguia da atriz com a cintura marcada e saia com volume. O toque romântico ficou por conta das luvas e coroa de flores.
Com Vera Wang não há como errar. A estilista é quem assina o vestido de noiva de Ivanka Trump, em seu casamento com Jared Kushner em 2009. A inspiração para o desenho da peça, que não economizou na renda, é o modelo usado por Grace Kelly.
Toda noiva sonha em um casamento especial, cheio de detalhes exclusivos. Angelina Jolie levou a máxima ao topo com o véu decorado por desenhos feitos pelos filhos. O vestido é assinado por Luigi Massi, da Versace, e foi feito em cetim de seda com um drapeado no busto.
Prática e a fim de curtir a festa, Giovanna Ewbank escolheu o vestido dois em um: para a cerimônia, cruzou a nave com um modelo assinado por Samuel Cirnansck. Após dizer o sim ao ator Bruno Gagliasso, retirou a saia volumosa e circulou pela pista de dança apenas com a estrutura da peça, que se transformou em um modelo mini.
Acho que não há na história vestido mais copiado do que o de Grace Kelly em seu casamento com o príncipe Rainier III, em 1956. A peça foi feita por Helen Rose, figurinista da produtora de cinema MGM, em tafetá de seda, renda Valenciennes e pérolas.
Sofisticado e chique, como a noiva. O vestido assinado por Oscar de La Renta para Amal Alamuddin é riqueza pura: confeccionado em renda francesa, bordado a mão com pérolas e diamantes. A advogada se casou com o ator George Clooney em Veneza, na Itália, em uma sequência de cerimônias que custou US$ 13 milhões.
Carol Trentini está na lista da Vanity Fair das noivas mais estilosas dos últimos anos. A top se casou com Fabio Bartelt em 2012 com um vestido tomara que caia e bolero de seda, assinado pelo estilista belga Olivier Theyskens.
Kate Middleton ostentou o vestido de noiva mais aguardado dos últimos anos. Criado por Sarah Burton, diretora criativa da Alexander McQueen, tem rendas inglesa Cluny e francesa Chantilly, seda e cetim. Os bordados foram feitos pela Escola Real de Costura.
Queridinho dos tapetes vermelhos, o libanês Elie Saab criou o vestido de noiva de Claire Lademacher para seu casamento com o Príncipe Felix de Luxemburgo, no sul da França. Rendado em todo seu comprimento, com um bordado em alto relevo, foi arrematado por um véu que seguia o desenho do vestido.
A atriz Fiorella Matteis fez escolhas românticas e delicadas. Casou-se com o judoca Flavio Canto no sítio de sua família, ao por do sol, vestindo uma peça toda bordada, com uma cauda que se arrastava na grama, assinada por Marta Macedo, da grife carioca Martu.