Oi gente, tudo bem? Depois do lindo casamento da Roberta e do André que publiquei semana passada, hoje volto para minha viagem pela Europa dos últimos meses. Quem me acompanhou nos stories do Instagram, com certeza viu muitas dicas minhas para quem sonha com um destination wedding em Roma. Mas como não faltam lugares lindos e incríveis, decidi começar um especial aqui no blog e lá no Instagram também com todos os detalhes.
Roma foi a última viagem que fiz antes da pandemia, e voltar para lá me emocionou. Acredito que não conseguiria descrever esse paraíso melhor que Goethe, por isso, uso de suas, as minhas palavras: “Roma é a capital do mundo! Neste lugar toda a história do mundo se reconecta, e conto que nasci uma segunda vez, que ressuscitei verdadeiramente, no dia em que pus os pés em Roma. Suas belezas gradualmente me elevaram à sua altura.”
Depois do casamento da Beatriz e do Henrique, em Monteriggioni, que já mostrei aqui no blog, viajei de trem até Roma, onde fui maravilhosamente recebida pela minha amiga querida (e também wedding planner e chef de cozinha) Maura. Por ser romana, Maura me trouxe uma outra Roma, me apresentou lugares incríveis e cheios de histórias e cenários para casamentos. Passei 4 dias ao seu lado, e parece que vivi uma vida inteira com tantos lugares lindos que visitei.
O primeiro deles, que dedico neste post, é a Residenza Maritti, que fica no coração de Roma, com vista para os principais monumentos históricos da cidade, como a colina do Campidoglio, bem à frente, e o Altare della Patria ergue-se majestosamente ao lado dela. Até o Coliseu, a Basílica de Maxêncio e todo o monte Palatino com todo o antigo Fórum Romano podem ser admirados no lado esquerdo da vista esplêndida. A Via dei Fori Imperiali, sob o Campidoglio, liga o Coliseu à Piazza Venezia , que fica à direita da vista.
Os primeiros registros que se tem da propriedade datam de 1826, ano em que Antonio Corteggiani, imigrante da Corsega, se casa com Aleggiani Angela e compra uma casa de 3 andares na Via Tor De’ Conti e uma propriedade adjacente de três andares com estrutura medieval e com vigas de madeira. Séculos se passaram, em 1998, Daniela, uma das herdeiras, e seu marido Luigi Maritti começam uma reforma completa, que deu vida a atual Residenza Maritti. O mobiliário original das tias de Daniela foi cuidadosamente preservado no primeiro andar, a quem são dedicados alguns cômodos do apartamento: Tia Olga, Tia Elena, Tia Bianca. O terceiro andar, com afrescos no teto e lajotas de cimento no chão, ganhou móveis, gravuras e pinturas que guardam a memória da marquesa Maria Corsi, mãe de Daniela, que lá viveu por muitos anos. Já o quarto andar, destaca-se pela extraordinária luminosidade e pela distribuição luminosa dos espaços, preservando o estilo do início do século em seus pisos de saibro. Decorado com bom gosto, é também enriquecido por pinturas e esculturas de artistas italianos emergentes e não emergentes.
Fiquei encantada com a propriedade, principalmente pelo terraço, que é perfeito para um welcome wedding ou mesmo um casamento de até 40 convidados. Do terraço, a vista é deslumbrante, como já comentei. Casar com monumentos históricos romanos como pano de fundo deixa tudo ainda mais especial. E eles possuem diversos serviços, como uma degustação de queijos e vinhos locais, assim como coquetel de boas vindas com aperitivos tipicamente italianos. A Residenza Maritti também possui 14 acomodações super charmosas, que podem ser ocupadas pelos familiares e amigos dos noivos.
Para completar a viagem, a Residenza Maritti ainda oferece passeios personalizados para todos os monumentos romanos, assim como para o Vaticano. Pensando na programação da viagem, vale a pena garantir alguns deles para o grupo. É uma forma carinhosa dos noivos de receberem seus convidados da melhor maneira possível.
O que acharam da Residenza Maritti? Fiquei encantada e já estou ansiosa para fazer um casamento lá. Espero que seja o seu. Me escreve, que eu te ajudo a organizar tudo.
Até o próximo destino em Roma,
Simone.