Vocês gostaram tanto das minhas dicas para dar um toque grego ao casamento no post da semana passada, que resolvi continuar com o tema. Quero aproveitar tudo que já aprendi mundo afora, nos casamentos e congressos que realizei nos quatro cantos para compartilhar aqui as tradições mais legais que você pode trazer das diferentes culturas para o seu casamento.
Curta a página do Aonde Casar no Facebook!
Ao lado dos Emirados Árabes, a Índia é uma das maiores referências em casamentos. Muitas das celebrações grandiosas que conhecemos e vemos bombar no Pinterest e Instagram tem sua origem no país. E para quem não sabe, a religião predominante na Índia é o Hinduísmo, seguida, nesta ordem, por Budismo, Jainismo e Sikhismo. E foi por isso que separei as 10 tradições de casamento indiano mais legais para vocês!
1 – Na Índia, não há um celebrante contratado, ou mesmo um líder religioso. Aliás, até pode ter. Porém, o mais tradicional é ter a celebração realizada pelos próprios convidados.
2 – Assim como aqui no Brasil, as festas indianas vão até o amanhecer. Mas isso não é se for animada, é regra. E são vários dias de festa.
3 – Antes da cerimônia, amigas e familiares da noiva fazem os desenhos de henna nos braços e nas mãos da futura esposa. Esse ritual pode durar dias, dependendo da quantidade convidadas e da complexidade do desenho. Acredita-se que os desenhos evitam o mau-olhado e detêm os maus espíritos, livrando a mulher de inúmeras doenças. Essa tradição é chamada de Mehandi Rat.
4 – Em um determinado momento da festa, os noivos dão as mão para rodear o fogo sagrado sete vezes seguidas, recitando os juramentos. O número sete refere-se à terra, ao sol, à lua e aos quatro planetas visíveis a olho nu, tudo em agradecimento à lei do cosmos. Este ritual é chamado de Saptapadi.
5 – O sândalo é muito utilizado na cultura indiana e, claro, não poderia ficar de fora do grande dia. O sândalo representa harmonia, ascensão espiritual e proteção. Os noivos devem tomar banho de sândalo, cantando mantras que auxiliam na purificação dos corpos para o casamento.
6 – Diferente dos brasileiros, na Índia a noiva não se veste de branco. Pelo contrário, seu traje matrimonial tem muitas cores – e de preferência vibrantes. Já o noivo usa ainda mais acessórios, com muitas joias, turbante e uma espada – que representa a ideia de que o homem está apto a defender a honra de sua esposa.
7 – Nada de hotel para os recém-casados rs! A noite de núpcias acontece tradicionalmente na casa da família do noivo. A relação funciona como um ritual para a elevação espiritual, por isso eles devem ser virgens. Os indianos utilizam muito os ensinamentos do kama sutra para conduzir esta noite.
8 – Baraat é como é conhecida a procissão do noivo com sua família e amigos para o local da cerimônia. Para quem já esteve na Índia, este é um momento muito tradicional pelas ruas. Sempre é possível encontrar grupos caminhando juntos. Hoje o noivo vai a cavalo, mas antigamente vocês acreditam que este trajeto era feito em elefantes?
9 – Na festa tem até competição de dança entre as famílias, acredita? A Sangeet, como é conhecida, a batalha de coreografias entre os familiares. Claro que tudo com muita alegria.
10 – Por fim, um ritual que não é exatamente de casamento, mas vale contar. O Roce é um ritual para abençoar o casal no noivado. É derramado leite de coco neles como um sinal de benção.
E aí, o que acharam? Vamos organizar um casamento indiano aqui ou lá?
Beijos e até a próxima!
Simone