Oi gente, tudo bem? Hoje preparei uma lista respondendo as 10 perguntas que vocês mais me fazem no Instagram, aqui no blog e nas reuniões que faço com minhas noivas. Reuni 10 dicas para planejar um fairy-tale destination wedding em um paraíso distante. Planejar um destination wedding em um paraíso distante pode ser um sonho encantador. Aqui estão algumas dicas testadas e comprovadas para os casais:
1. Escolha o destino com cuidado:
Pesquise muito e confie na sua wedding planner rs! No meu caso, indico sempre lugares que já visitei, que já passaram pelo meu check-list profissional… Como sei que escolher o destino errado é fatal para um destination wedding, sou muito detalhista e cuidadosa. Acredite em mim, há lugares e lugares. Todos podem ser lindos, mas nem todos são perfeitos para o seu estilo. De um modo geral, selecione um local que ofereça a beleza e as comodidades que vocês desejam. Certifique-se de que o destino seja acessível para seus convidados também.
2. Contrate um especialista:
Contrate um destination wedding planner. Sem querer puxar sardinha para o meu lado, o destination wedding planner é essencial para que o seu grande dia seja, de fato, um grande dia. Eles conhecem bem a área e podem ajudá-los a organizar todos os detalhes, garantindo que tudo corra bem.
3. Envie save-the-dates com antecedência:
Importantíssimo! Comunique a data e o local do casamento com bastante antecedência, sugiro de seis meses a um ano, para que os convidados tenham tempo suficiente para planejar sua viagem. Principalmente, se seu destination wedding for bem longe de casa ou um destino que tenha um custo alto para chegar. Lembre-se que muitos dos seus convidados precisarão solicitar férias no trabalho, organizar os eventos pessoas e profissionais…
4. Organize atividades para os convidados:
Outro ponto que considero essencial. Seus convidados viajarão horas e mais horas e terão gastos para estarem com vocês no casamento. Planeje algumas atividades especiais para os convidados durante a estadia, como passeios turísticos, jantares ou eventos pré-casamento, para tornar a experiência ainda mais memorável. Sempre gosto de oferecer um welcome drinks e, se possível, um almoço ou um brunch de despedida.
5. Respeite a cultura local:
Familiarize-se com as tradições e costumes do destino escolhido para garantir que vocês e seus convidados sejam respeitosos e sensíveis às práticas locais. O que sempre falo para os meus noivos: faz sentido para você casar na Itália e, simplesmente, levar tudo que for cultural do seu país, ignorando os costumes locais? Se esse for o seu desejo, não é melhor você se casar no seu país? Viajar é ter experiências, e cultura é experiência. Aproveite a sua viagem para criar as melhores experiências e memórias para os seus convidados e familiares.
6. Tenha um plano B para o clima:
Esteja preparado para qualquer mudança climática inesperada. Se o casamento estiver planejado ao ar livre, tenha um local alternativo disponível em caso de chuva ou outras condições adversas. Fora isso, estude os melhores meses no destino que escolheu. Verão europeu é ótimo, mas é muito quente também. Este ano, por exemplo, algumas capitais bateram mais de 40 graus.
7. Simplifique o planejamento:
Dada a distância e a logística envolvida, considere manter as coisas simples e não se sobrecarregar com muitos detalhes complexos. O famoso menos é mais. Não esqueça que o mood do destination wedding é viver a experiência de casar em outro lugar. Por isso, aproveite isso e deixe detalhes que você teria em uma festa na sua cidade para trás. Estar junto de quem te ama é o mais importante em um casamento longe de casa.
8. Documente o casamento:
Contrate um fotógrafo e/ou videomaker profissional para capturar os momentos especiais do casamento e da viagem. E digo mais: tenha clareza do que você quer registrado. Não se esqueça que culturas são diferentes. Às vezes, o registro no seu país pode ser diferente do feito no destino que escolheu. Você quer fotos com todos os padrinhos? Você quer fotos de todos os detalhes da sua decoração? Você quer um vídeo com drone? Saiba o que você quer para você saber o que pedir.
9. Informe-se sobre a legalidade do casamento:
Normalmente, quando organizamos um destination wedding, organizamos uma cerimônia que pode ser simbólica ou religiosa. Porém, caso você faça questão das documentações legais, verifique os requisitos necessários para oficializar o casamentos no destino escolhido, para garantir que o tudo seja oficialmente reconhecido.
10. Aproveite o momento:
Lembre-se de que, apesar dos desafios, um destination wedding em um paraíso distante é uma experiência incrível e única. Aproveite cada momento e crie memórias duradouras.
Com planejamento cuidadoso e amor pelos detalhes, seu casamento de conto de fadas será uma ocasião verdadeiramente mágica!
E aí, o que acharam?
Até a próxima semana!
Beijos,
Simone.