Hoje continuo meu especial de destination wedding na Itália, e minha parada é o maravilhoso e encantador Lago di Como, que está super em alta e tem feito muito sucesso entre os noivos que sonham em casar por lá – realizei, há dois anos atrás um casamento lindo lá, dos queridos Thayane e Leandro.
Curta a página do Aonde Casar no Facebook!
Para quem não conhece, Como está a 50km de distância da agitada Milão. É o 3º maior lago da Itália e está localizado ao Norte do país, bem pertinho da fronteira com a Suíça. O lago tem formato de Y e há dezenas de vilarejos por suas margens.
POR QUE CASAR EM COMO?
Além de ser um charme, ter uma vista fantástica e fácil acesso, o Lago di Como é um dos mais bem estruturados points da Itália para o “sim”. Destino de muuuuitttassss celebridades – foi George Clooney, que tem casa em Como, quem colocou o destino no roteiro do verão europeu. Já fiz post aqui no site de vários hotéis que amo, recomendo e já fiz casamentos: Villa Pliniana, Il Sereno e Grand Hotel Tremezzo. Outra vantagem é ter tudo meio que lá, ou muito perto de lá. Quando realizei o casamento na Villa Villa del Balbianello, já que o noivo é fã de 007 e Star Wars (Casino Royale e O episódio II, Ataque dos Clones – o casamento de Anakin Skywalker e Padme Amidala – ambos foram filmados na Villa), usei alguns fornecedores locais, trazendo, com muita facilidade, meus queridos profissionais do nosso escritório em Firenze.
COMO CHEGAR
Super simples, o que torna o destino ainda mais convidativo para um destination wedding. Quem desembarcar em Milão, os trens para o Lago di Como saem da estação Milão Cadorna, bem no centrinho da cidade. O trajeto é tranquilo, não chega a levar uma hora, e o desembarque é com a vista já para o lago. O preço também é convidativo, cerca de dez euros ida e volta, dependendo da época do ano e da antecedência que você comprar. Aliás, para a Europa toda, sempre recomendo comprar os tickets com a maior antecedência possível. Para os que preferirem pegar a estrada e curtir as paisagens, a estrada A-9 é segura.
O QUE FAZER POR LÁ?
Os hotéis, pelo menos os mais preparados para destination wedding, possuem uma programação bem intensa e convidativa para quem quer curtir a viagem indoor. Porém, há inúmeros vilarejos próximos ao Lago di Como que valem a visita e são super charmosos, como Tremezzo e Cernobbio. Sempre recomendo aos meus noivos sugerirem dois ou três steps aos seus convidados. Ah, e não podemos esquecer de Bellagio, que é o mais badalado e importante vilarejo de Como. E, claro, um passeio que sempre sugiro é o Duomo di Como – construída no século XI.
ATENÇÃO ESPECIAL EM UM DESTINATION WEDDING
Sempre falo aqui no blog e nas minhas reuniões da importância de trabalhar com uma agência de viagem. Eu, como wedding planner, sei bem que não dá para errar em um destination wedding. E Como tem algumas peculiaridades, principalmente com horários. Há determinadas épocas do ano em que os trens e passeios funcionam até às 12h, outras tantas que descontos e preços especiais estão disponíveis. Como faço casamentos e eventos por lá, já conheço todos e tenho bons parceiros para me ajudar em todas as viagens dos noivos, fornecedores e convidados.
QUAL A MELHOR ÉPOCA?
Claro que não poderia ser em outra época, que não o verão europeu! De abril até final de outubro, o Lago di Como é uma ótima ótima opção de destino para o casamento. Só um adendo: para os casais mais aventureiros e esportistas, que querem aproveitar o destino para os exercícios, recomendo entre julho e setembro, onde é certeza que o calor estará bombando. A vantagem de ir antes de julho e depois de setembro é pegar Como não tão cheio como na alta temporada.
E, para fechar o post do Lago di Como, que amo, mais uma da vista chata que eu me perco presenciando toda vez que vou para lá, rsss!
E aí, o que acharam?
Espero que tenham gostado, e nos acompanhe, porque semana que vem tem mais do nosso especial de destination wedding na Itália.
Beijos e até a próxima,
Simone ?