Bom dia!!! Na semana passada, fiz um post sobre o destination wedding da Renata e do Kevin que organizei em Fernando de Noronha. Fiquei impressionada com a quantidade de mensagens e dúvidas que recebi sobre casamentos na ilha. Por isso, resolvi aqui reunir algumas dicas e tudo o que você precisa saber para casar em Fernando de Noronha.
Antes de começar, só queria desmistificar um mito muito comum sobre a ilha: de que é “roots” demais e sem infraestrutura. É mentira! A pergunta que eu faço para quem me mandou este tipo de comentário é: “roots” demais comparado com que destino? Com São Paulo? Daí sim, concordo! Com Trancoso, discordo. Noronha não é “roots”, é Noronha. É única, é mágica, é especial… Não tem comparação, só quem desembarca naquele paraíso sabe do que estou falando. Mito desvendado, vamos às dúvidas:
QUANTO CUSTA CASAR EM FERNANDO DE NORONHA?
Depende muito do que os noivos querem. Hospedagem e translado realmente não são dos mais baratos, porém, Noronha dispensa super produções. A natureza do entorno, por si só, é deslumbrante! E o legal de casar lá, é que os noivos podem estender a viagem e passar a lua de mel no destino. Isso sem contar as inúmeras opções de pré-wedding que a ilha oferece: de mergulho em alto mar, até luau na areia e balada completa.
DÁ PARA FAZER UM CASAMENTO CLÁSSICO EM NORONHA?
Pode ser um clássico praiano? Se sim, com certeza! O clássico não é só vestido de princesa, lustres de cristal, valsa e bolo de 5 andares. O clássico pode ser uma cerimônia na igreja seguida de uma festa gostosa à beira mar e todos sentados à mesa. Pode ser, no lugar de uma valsa, uma primeira dança ao som de brasilidades… O clássico é o que você quiser, o que se sentir mais feliz! Ninguém precisa casar com pé na areia, com todos descalços e no entorno de uma fogueira. Há mil maneiras de realizar um casamento lindo por lá. E para quem perguntou sobre igrejas, há duas opções: a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que é a maior e mais clássica e colonial; e a Capela de São Pedro dos Pescadores, que é bem pequena e pode ser, como a do quadrado em Trancoso, o pano de fundo da cerimônia.
QUAIS AS DICAS BÁSICAS PARA ORGANIZAR UM CASAMENTO EM NORONHA?
1 – É imprescindível ter um cerimonial competente e experiente em destination wedding. Noronha tem alguns problemas de conexão, então se não houver uma programação bem antes, alguns serviços podem deixar a desejar.
2 – A viagem precisa começar com, pelo menos, um dia antes do casamento. Como a logística pode demorar um pouco, dependendo da origem dos convidados, sempre bom planejar a ida para um ou dois dias antes.
3 – Se optar pela cerimônia em uma das praias, será necessário uma autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O cerimonial vai resolver tudo para você.
4 – A festa podem acontecer em vários lugares. Quase todos os restaurantes já estão preparados para receber casamentos, mas há alguns mais completos, como o Bar do Meio, onde aconteceu o casamento que compartilho com vocês, e a Pousada do Zé Maria, aqui para um número de convidados maiores e se todos ficarem na própria pousada. Na pousada ainda é possível organizar o rehearsal dinner. Minha dica para o beach day é aproveitar a praia da Cacimba do Padre.
5 – Para o pré-wedding, há várias opções: passeio de barco, noite temática… tudo é muito lindo e legal, mas por ter pouca oferta e muita procura, precisa ser reservado com bastante antecedência.
6 – A data do casamento é muito importante também. Os “piores” meses para casar em Noronha são: março, abril, maio e junho! Isso, porque há maior possibilidade de chuvas fortes.
7 – O transporte é complicado na ilha, por isso, pense sempre em concentrar tudo o mais próximo possível. Ou seja, reservar pousadas próximas ao local da festa, organizar os eventos pré e pós-wedidng com vans e empresas de logística… Tudo para facilitar a vida de seus convidados e fornecedores. E o Aonde Casar pode resolver tudo isso para você!