Skip to content

Como proceder em caso de adiamento ou cancelamento de casamentos e destination weddings em tempos de Coronavírus??

Escolhi essa foto para ilustrar este post, porque a Itália é um dos países mais afetados com a pandemia e queridinho para destination wedding

Em tempos de coronavírus, pandemia, isolamento social…. a insegurança e o medo do que pode ainda estar por vir acontece e é normal. Porém, não podemos nos desesperar e o importante é nos planejarmos. E quando o assunto é casamento, planejamento é regra, lei e essencial para que o sonho não se torne um pesadelo. Tenho conversado muito com meus noivos e aconselhado a manter a calma, sermos racionais e encontrarmos a melhor saída. E, para muitos deles o adiamento é a melhor opção. Alguns pensaram em não adiar, mas é o melhor a se fazer. Adiar o sonho do casamento é essencial para que tudo possa acontecer da melhor forma. E quando falamos de destination wedding, o adiamento é mais que inevitável, uma vez que os países estão se comportando de formas diferentes.

Curta a página do Aonde Casar no Facebook!

ADIAR OU CANCELAR?

Com certeza adiar! O mercado internacional está aberto aos noivos. Todos os fornecedores estão dispostos a adiar o casamento para após a Pandemia e sem custo adicional (a grande maioria). Até agora, todos os meus casamentos que aconteceriam nesse período da pandemia estão sendo adiados sem custos adicionais e todos os fornecedores estão unidos para que esses casamentos aconteçam da melhor maneira possível e com muito mais abraços e beijinhos, rsss!

E esse prejuízo financeiro pode acontecer no caso de um cancelamento. Os problemas estão acontecendo mais no caso de cancelamentos por parte dos noivos pois dessa forma os valores já pagos não deverão ser ressarcidos, pois, existe a opção de adiamento (ninguém os está impedindo de casar) e todos já trabalharam até aqui para a construção do casamento. E isso está acontecendo não só no mercado de eventos como também no mercado hoteleiro (muitos têm políticas próprias de tarifários com ou sem cancelamentos).

TODO MUNDO DEVE ADIAR?

Eu sugiro o adiamento sim! Para os meus noivos, estou recomendado adiar quem tinha data nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho. E esses possuem prioridade na minha agenda (e na agenda de muitos dos profissionais). Para os demais noivos do segundo semestre, estamos sim reagendando para os que não querem esperar, mas eu ainda acho que é possível esperar mais um pouco, principalmente para quem vai casar de Setembro em diante.

O QUE MUDA DE UM CASAMENTO NO BRASIL PARA UM DESTINATION WEDDING?

Algumas coisas. 1 – Muda a questão de data, porque basta pensar que o mundo inteiro está remarcando os casamentos. E se você escolheu um destino tradicional para o seu casamento, é possível que as datas estejam bem apertadas. 2 – seus convidados. Muitos não sabem se vão conseguir tirar alguns dias de férias ou folga para a nova data, nesse caso o que temos feito é garantir uma nova data que agrade aos noivos também nesse ponto.

Aproveito para compartilhar com vocês os depoimentos, conselhos e dicas dos profissionais ao redor do mundo e que são meus amigos e parceiros neste universo do destination wedding:

Lana Olifer, wedding planner da Lana Wedding Planner, de Dubai e Ucrânia:

“Meu melhor conselho ou (digamos) sugestão para todas as noivas é permanecer positiva e aceitar que você e seu wedding planner estão no controle desta situação. O que aconteceu – aconteceu! Ninguém pode mudar isso! Então, PASSO 1 – aceitação do fato de que seu casamento não acontecerá na data planejada; PASSO 2 – adie e NÃO cancele o seu casamento. Por que você pensaria em cancelá-lo? Você não ama mais o seu parceiro de vida? Você não quer se ver em um lindo vestido branco no altar dizendo Sim para ele? O que está errado? E a resposta é: “não há nada errado, eu ainda amo meu noivo e quero me tornar sua esposa!” PASSO 3 – considerem novas circunstâncias e decidam JUNTOS qual nova data será a melhor para você! PASSO 4 – informe ao seu wedding planner e peça que ele remarque todos os fornecedores para a nova data desejada. PASSO 5 – sorria e seja positivo! Agora você tem uma nova data e ainda quer se casar com SEU NOIVO! Aproveite esse tempo para si mesma, mas não para os nervos. Mantenha-os para seus futuros bebês fofos”

Janine Serpe, diretora da Gateway Travel and Cruises, da Califórnia:

“Sugiro o reagendamento, com os problemas de quarentena sendo estendidos, você conseguirá com muito mais facilidade uma nova data, que começar todo o processo do zero novamente. Os fornecedores estão dando prioridade para quem remarcar.”

Micheline Diab, wedding planner da Giritaly, do Líbano e Itália:

Os casais estão um pouco perdidos e não sabem o que fazer. Eles querem se casar e querem o melhor casamento, mas não sabem quando adiar. Setembro é um bom mês? No próximo ano? É possível esperar tanto tempo? Adiar é a melhor coisa a se fazer. Com paciência e tempo, podemos ter mais clareza da situação e isso é o nosso principal objetivo.”

Roberta Pompeo, wedding planner da The Different Twins, da Itália: 

“Todos os meus casamentos de Março, Abril, Maio, Junho e Julho foram adiados para 2021, na esperança de que, até então, nosso mundo como o conhecemos volte ao normal. Mesmo os casais que organizaram seu casamento de Agosto a Outubro fariam bem em ter um possível plano B. Ter um intervalo de datas alternativas não é uma má ideia. Combinar novamente a disponibilidade de todos os fornecedores não será fácil. É difícil, triste e frustrante, mas há muitos riscos para um casamento tão cedo na pandemia. Você precisa abordar imediatamente todos os fornecedores contratados e perguntar sobre sua política para adiar. O que estamos vendo no setor de eventos na Itália é um esforço avassalador para simpatizar e apoiar os clientes que estão nessa difícil decisão da melhor forma possível para cada empresa. A maioria está aberta para transferir o casamento para uma nova data, se estiverem disponíveis (sem multa de remarcação). Muitos pedem que seja feita outra parcela do depósito para o saldo após a assinatura da nova data do evento; isso é simplesmente para ajudar a aliviar a perda financeira de todos os pagamentos finais que muitos fornecedores esperavam receber como receita para 2020. A propósito, o wedding planner pode levar um dos momentos mais difíceis e estressantes da noiva e do noivo para a vida e simplificar o processo de adiamento. Com certeza ele irá trabalhar o mais rápido possível para reunir todas as políticas e posições dos fornecedores, organizar a disponibilidade de todos para as datas futuras e quais seriam as implicações financeiras para ajudar os noivos a ter uma ideia rápida de qual data seria melhor para esse adiamento.”

Karen Tancin, wedding planner da Classique Event, da Austrália

“A melhor opção é reagendar. A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o local e definir uma data que seja adequada para os noivos e o local. Lembre-se da alta temporada, período de férias e feriados nacionais. E o ano de 2021 é uma opção melhor do que a perda de dinheiro. Cancelar pode ser pior, porque quaisquer depósitos pagos não serão reembolsáveis.”

Nahid Farhoud, wedding planner da Nahid’s Global Events, de Los Angeles e Dubai:

“O principal é não entrar em pânico e manter a calma o máximo possível. Eu os aconselharia a fazer o que é melhor para sua família neste momento. Não importa a data do casamento ou evento, a segurança e a preocupação com os entes queridos devem vir primeiro. Eu recomendo muito adiar, em vez de cancelar. É sempre melhor adiar o casamento do que cancelar. Se eles decidirem cancelar, eles precisam garantir que os fornecedores tenham uma cláusula de força maior em seu contrato, além disso, Wedding Planners e fornecedores precisam calcular as horas em que já trabalharam no casamento e precisaram ser pagos por isso e o casal ainda pode lhes dever dinheiro se tiverem trabalhado mais do que o pagamento já recebido. Os hotéis ou locais para casamentos têm se inclinado mais para adiar e estão trabalhando com os clientes para manter os mesmos preços, mas estão informando que, se adiarem por mais de um ano, os preços poderão aumentar entre 7 e 10%, mas estão aceitando essa mudança. Além disso, é sempre melhor que os casais obtenham um seguro de casamento, pois eles realmente economizarão muitas dores de cabeça com adiamento ou cancelamento. Às vezes, digo ao casal se eles realmente querem celebrar nessa data específica, para que a cerimônia seja feita virtual e quando a pandemia terminar, eles poderão celebrar com a família e os amigos. ”

Espero que tenham gostado deste especial que montei e qualquer dúvida, me escrevam!

Bjos,

Simone.

@aondecasar

contato@aondecasar.com.br 

 

Imagem Selo Aonde Casar

Ficaremos encantados em realizar o casamento que você sempre sonhou.