Sucesso na mesa do bolo, os macarons foram incorporados ao menu dos casamentos brasileiros já há alguns anos. Seja pelos sabores, que vão do tradicional baunilha aos exuberantes pétala de rosas e manga com jasmin, pela textura ‘crocante por fora e macia por dentro’, ou pela vasta cartela de cores, o doce se encaixa com perfeição em festas de bom gosto. Porém, a tendência agora é servi-los ao lado de sucos, drinques e sobremesas. Inspire-se!
LEIA MAIS: Giselle Nasser alça voo no mundo das noivas
Como a lista de sabores dos macarons é mesmo extensa, deixando as variações de brigadeiros gourmet lá pra trás, é fácil encontrar um tipo que harmonize com qualquer suco. Para o verão, a combinação de uva verde e água de coco ganha charme com um macaron de limão. Outra boa pedida é o suco de melancia e hortelã acompanhado por um macaron de framboesa. O doce aparece suspenso no copo e sem contato com o líquido, para não perder a textura.
E as bebidas alcoólicas não estão de fora. Taças de champanhe ficam ainda mais aprazíveis quando chegam com um macaron do mesmo sabor. Martínis e drinques frutados também vão bem com um doce a tiracolo. E quando o assunto é sobremesa, panna cottas, mousses, tortas e tiramissus em versão finger food fazem bonito acompanhados por um macaron.
Curta a página do Aonde Casar no Facebook!
Sabe a história do doce? Bom, há duas versões sobre o nascimento desta delícia a base de amêndoas. Uma delas diz que o macaron foi criado na Itália há mais de 500 anos e levado à França com a corte de Catarina de Médice. Na época, a receita era secreta, mas foi descoberta por freiras carmelitas de Nancy, que se encarregaram da produção. Há ainda quem diga que o doce nasceu em 791 nos monastérios da comuna francesa de Cormery. Ninguém discorda do passo seguinte. Antes feito como um biscoito, é de Pierre Desfontaines, da tracidional Ladurée, de Paris, a autoria do macaron como conhecemos hoje: um recheio cremoso entre duas bolachinhas. De tão tradicional na França, a guloseima ganhou um museu na cidade de Montmorillon.
Já sei, ficou com vontade de comer um macaron. Ou vários. Eu também!